-
Arquitetos: Estudio PK
- Área: 230 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Alejandro Peral
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada no bairro Chacras de la Cruz, Capilla del Señor, esta casa de fim de semana busca retratar a natureza e dialogar com ela, com janelas que se transformam em amplas molduras de um entorno rural que se estende para o interior e que inspirou o escritório de arquitetura a criar uma morfologia que replica as existências campestres.
Assim, o projeto se desenvolve a partir de um térreo em forma de "L" aberto com uma articulação central que funciona como acesso principal da casa. Essa configuração permite dividir a área pública da área privada.
A orientação foi priorizada para o uso eficiente de energia no inverno e no verão, potencializando as oportunidades visuais do terreno e desmaterializando os volumes em orientados ao norte.
A Casa Vôlt tem uma relação introvertida com a rua por meio de um muro orgânico construído em tijolo, que forma uma pele dupla entre a área externa e interna, criando um espaço intermediário propício para a vegetação escolhida.
Na sala de estar, há uma abóbada de concreto aparente que proporciona um ambiente acolhedor e que, por sua vez, é acentuada pela luz natural, protagonista do ambiente. Essa mesma laje avança horizontalmente para o exterior do terreno, criando uma continuidade material e espacial.
Em relação à área privada, os quartos desfrutam da paisagem através de janelas de piso ao teto. Esse bloco possui um espaço de uso pessoal para o trabalho.
Na frente da casa, próximo à entrada, está o início da rampa que proporciona um percurso lúdico para acessar o terraço verde. A partir daí, é possível contemplar as melhores vistas panorâmicas, do céu estrelado à noite, ou simplesmente desfrutar do calor de uma lareira, em um espaço privilegiado.
A construção da casa é baseada em materiais nobres de baixa manutenção: tijolo, estrutura independente de concreto, esquadrias de PVC, pisos de cimento polido e móveis de madeira.
O objetivo principal da Casa Vôlt foi criar um abrigo para escapar aos fins de semana, desfrutando do calor e tranquilidade da paisagem rural.